sábado, 9 de maio de 2009

Atividade 2: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?






O desenho é uma das mais antigas formas de expressão humana. Ele é uma técnica que nos permite representar idéias, pensamentos ou coisas concretas no papel, na tela, em cerâmica ou em outro material que escolhermos. Para isso, podemos utilizar instrumentos como a ponta seca de um galho, lápis, caneta, nanquim, pincel, carvão, pedra, spray, mouse de computador e até o dedo das mãos e dos pés. O desenho é geralmente feito com pontos, linhas, formas e texturas. Ele pode ser livre e técnico.
Ensina-se técnicas de aperfeiçoamento para o desenho, como as que estudamos nesse período, e praticamos na atividade 4: o ponto, a linha, o plano... Podemos sim, "despertar" o interesse do aluno a compor. Existem várias técnicas para se ensinar a desenhar, desde a uma simples reta num pedaço de papel à desenhos mais elaborados e complexos. O professor de arte não pode esquecer que ao ensinar arte à seus alunos ele, tem que motivá-los dando-lhes total liberdade para criar e se expressar. A arte em si envolve sentimento e percepção daquilo que é real e abstrato. Por isso, ensinar desenho não é uma tarefa fácil, porém pode tornar-se mais simples desde que haja liberdade para a criação.
Compor desenhos em sala de aula desenhos requer materiais diversificados e utensílios variados de pintura. No entanto, essa é uma das dificuldade encontradas nas escolas públicas, onde não existem laboratórios ou salas específicas e pouco material disponível. O que fazer então? Não trabalhar? Pelo contrário, precisamos usar aquilo que temos em mãos, por mais simples que sejam os recursos materiais que dispomos, podemos despertar a criatividade em nossos alunos desenvolvendo com eles composições interessantes. Utilizando sucatas, folhas e flores, terra colorida, jornal, revistas, garrafas pet, cartolina, tinta guache, giz de cera, papel 40 kg, papel ofício, papel colorido, papelão, retalhos, canetinha, lápis de cor e outros possibilitamos a experimentação e a criação, levando-os a boas produções.
A arte desperta a criatividade, sentimentos e expressões, os desenhos são formas de comunicação e expressão da individualidade.
Desenhar é um impulso que vem de muito longe, da época em que os homens habitavam as cavernas, sendo uma das primeiras formas de interação social sistematizada. Para ensinar desenho é necessário conhecermos alguns de seus tipos:
1_ Desenho de memorização: quando desenhamos algo que não está á nossa vista e representamos como vemos.
2_ Desenho de observação: quando desenhamos algo que está á nossa vista e representamos como vemos.
3_Desenho criativo livre: quando o tema é escolhido por quem o faz.
4_Desenho criativo dirigido: quando o tema é dado pelo professor ou por outra pessoa
Algumas técnicas também podem facilitar o ato de desenhar.
Para desenhar as orientações são:

*Use um lápis bem macio.
*Solte bem a mão.
*Faça um rascunho leve para obter um bom resultado. Os desenhos devem ser grandes e proporcionais, ocupando todo o espaço disponível.
1-Em uma folha faça um desenho de memorização. Usando somente o lápis, faça um desenho de memorização.
2-olhe ao seu redor com bastante atenção e reproduza o objeto que mais lhe chamou atenção.
3-crie um desenho para ilustrar a frase:
Ex.:"Vamos manter a escola limpa.”
4-Exercício de espontaneidade de traço: Desenho cego.
5-Faça um desenho seguindo as orientações abaixo:
Sem tirar o lápis do papel, trace uma linha contínua,procure não olhar no desenho e não se preocupe com o resultado.Quando terminar destaque algumas formas, pontos, e traços.
Sob a intervenção do bom professor, os alunos podem perceber que desenhar é criar obras que “falam” de um jeito diferente sobre acontecimentos, lugares e situações do mundo em que vivemos. O desenho deve ser incentivado não só como expressão individual, mas também como processo de socialização e organização do espaço coletivo.

Um comentário:

  1. Oi eu soi uma aluna de ciências da Aline,uma das alunas mais dedicadas em artes.
    Achei os desenhos maravilhosos,um mais lindo que o outro.

    ResponderExcluir