segunda-feira, 13 de julho de 2009

Atividade 15: ESTUDO DO RITMO NAS OBRAS DE PAUL KLEE













O ritmo na composição pode ser obtido pela repetição de elementos gráficos como ponto, linha, plano; elementos cromáticos: cores, tons e matizes, entre outros.
Segue abaixo os comentários dos alunos da 8ª série da professora Aline Corona:

-Na obra " Sem título"- 1940. Óleo sobre tela (100 x 80,5 cm). Zentrum Paul Klee, Berna. Doação de Livia Klee."Parece o desenho de uma mesa na cozinha é uma pintura bonita e as cores predominates são as frias e fortes".

Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina


    - "Realmente inspirador, a combinação de linhas, curvas e traços foi bastante inteligente.E as cores empregadas, rosa, amarelo, verde, azul e vermelho, combinaram com o estilo usado". Larissa Eleotério

  • Flores Azuis" (1939). Aquarela sobre tecido de madeira (50x51 cm). Zentrun Paul Klee, Berno. Doação de Lívio Klee."É uma pintura pintada toda de azul e com flores em volta, já o que está no meio, parece um peixe, mas acho que varia de pessoa em pessoa, por isso, para nós também pode ser considerado abstrata".
      Apreciação dos alunos : Rodrigo, Franciele e Carolina
      -"A cor viva do azul combinou com o estilo infantil do desenho" Larissa Eleotério


    • "Jardim = Ritmo" (1932). Óleo sobre cartão (19,5x28,5 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."Empréstimo de coleção privado.Parece um pano de colocar em mesas e está proximo do Pop Naif e abstrato também"

    Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina



    • "Parque na casa de Lu" (1938). Óleo sobre papel de jornal ( 100x70 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."É um desenho de linhas, com uma árvore no centro com cores vivas."

    Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina


    -"Travessura" (1939). Óleo sobre papel e juta (101x130 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."São cores bem vivas, tem um menino no centro fazendo travessuras."

    Análise dos alunos : Rodrigo, Franciele e Carolina

    -"É uma pintura infantil e abstrata que emprega cores quentes e linhas grossas."

    Apreciação dos alunos: Thiago, Ricardo e Lucas

    - " Tem presença de linhas em todas as direções, as cores são fortes, escuras e esfumaçadas. Expressa crianças brincando" Francieli T, Franciely A e Loressa













    Nenhum comentário:

    Postar um comentário