segunda-feira, 13 de julho de 2009

Atividades: 16, 17 e 18 - Estética da obra de Arte



























Relato de Experiência:

Após pesquisa e seleção prévia de imagens relacionadas à arte em livros, revistas e apostilas, o grupo informal composto pelos colegas da turma de Artes Visuais separou as imagens de acordo com seus estilos, tendências ou linguagens artísticas.
Conforme as dificuldades em interpretá-las iam surgindo, o grupo se revezava em pesquisas na internet localizando-as e identificando-as corretamente. Essa não foi uma tarefa muito difícil, pois a maioria das imagens selecionadas foram retiradas da fonte com suas respectivas legendas, o que facilitou o trabalho do grupo.
Consideramos que essa atividade contribuiu muito para o enriquecimento de nossos conhecimentos sobre as categorias, linguagens e tendências artísticas, pois além da pesquisa relatada anteriormente, tivemos que observar bastante as imagens, suas particularidades, características, cores e formas aguçando nosso olhar e modelando nossos gostos e preferências.
A seguir montamos as obras em cartazes formando um painel com as imagens variadas e identificadas por etiquetas e legendas. Este painel foi apresentado aos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Professora Aline Corona, na EMEF. “Adwalter Ribeiro Soares” que observaram, apreciaram e escolheram a obra expressionista “O Grito” de Edvard Munch e a obra cubista “Meninos no Balanço” de Cândido Portinari para atividades de leitura e releitura em sala de aula. O motivo da opção por essas obras foi que elas constam no livro didático de Língua Portuguesa, sendo portanto obras conhecidas por esses alunos. O trabalho foi realizado em parceria entre as disciplinas e professores de Artes e Língua Portuguesa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário