sábado, 9 de maio de 2009

Atividade 9 a 12

Atendendo à proposta da atividade de nº 09, nesta disciplina Seminário, buscamos trabalhar os alunos da EMEIEF “Padre Luiz da Grã”, que se situa numa comunidade extremamente rural, no município de Marilândia-ES.
Para tanto foi apresentado à turma das séries Finais do Ensino Fundamental um texto sobre “Determinismo Biológico”, com o uso do Data Show, de forma bastante resumida e em seguida foi aberto um debate sobre o assunto, com o intuito de identificar aspectos biológicos com observação do tipo de cabelos, cor do cabelo, cor da pele, cor dos olhos, estaturas, entre outros, onde todos participaram ativamente e se envolveram bastante no assunto.
Após toda essa análise os alunos foram orientados a desenharem um ao outro e obtivemos um trabalho muito gratificante.
(debate sobre determinismo biológico)


(alunos da 5ª série _ Debate)



(Desenhando o colega -I)



(Desenhando o colega -II)
(Desenhando o colega - III)


(Desenhando o colega - IV)

Dando continuidade às atividades propostas nesta disciplina Seminário, passamos as atividades de nº 10 e 11, promovendo um novo debate sobre a influência de outras culturas na comunidade, a qual também foi muito enriquecedora, tanto para os alunos da escola, como para nós, alunos no Curso de Artes Visuais EAD.
Os alunos foram orientados a entrevistar os pais ou vizinhos e para que respondessem um questionário contendo perguntas relativas a influências culturais da comunidade, bem como a intervenção de outras culturas, como, por exemplo, tipos de comidas em finais de semana, costumes de festas, valores, local de nascimento dos avós, etc., e, percebemos obviamente que a cultura da comunidade era extremamente de origem italiana. Todos os domingos, em quase todas as residências, se comiam polenta com galinha caipira ou massas, bem típico da cozinha italiana e muitos avós eram de origem italiana.
Identificamos com eles também, que a questão religiosa era muito forte, pois existiam 100% de católicos na comunidade onde a escola estava inserida e as festas geralmente se ligavam à Igreja. É um fator cultural, como valor de tradição, erguer uma cruz iluminada, no alto das montanhas, para em época se secas, rezarem pedindo a chuva e também em sinal de cura das doenças, tradição essa que vêm das pessoas mais antigas. Em todas as 33 comunidades do município podemos encontrar um cruzeiro no alto das montanhas.

(Foto do Cruzeiro em Patrão-Mór)
(Celebração ao pé do Cruzeiro de Patrão-Mór)
Foi abordado ainda que a cultura local vem recebendo influência de outras culturas como a indígena, por exemplo, porém a mais evidente é a influência recebida da cultura afro-descendente. Aproveitamos o ensejo de que há uma lei federal, que determina que a disciplina de artes trabalhe nas escolas a influência e riqueza da cultura Afro para o Brasil, e organizamos um Brasil diversificado, através de colagens para representar a influencia de varias culturas e toda diversidade tão forte e marcante em todo o nosso país.
(Construção de um painel em forma de Brasil envolvendo várias etnias e culturas.

Percebemos também através das entrevistas, que os alunos fizeram junto aos seus familiares, que a fator cultural econômico da comunidade e de todo o município se resume no café: a economia de subsistência. E por isso mesmo essa economia torna-se elemento cultural de poder e beleza. Muitas festas são organizadas tradicionalmente todos os anos, envolvendo a cultura da café na região, trazendo pessoas de várias partes do estado.
(alunos demonstrando o valor cultural do café na região).
(foto 2: Festa da Rainha do Café de 2008, na escola onde desenvolvemos nossas atividades. A festa acontece a cada dois anos e atrai muitas pessoas. Toda a festa é organizada sobre essa cultura: o café)

Após debates e atividades já desenvolvidas procuramos organizar com alunos uma bateria de atividades envolvendo desenhos e produções de textos relacionados aos fatores que eles consideram importantes no seu município como fonte de cultura e tradição. Juntamente com a equipe da escola procuramos promover também, uma dança, que a escola apresentaria no dia 15 de maio, em homenagem a data de emancipação política de Marilandia. O tema sugerido foi uma dança sobre o café e a dança será apresentada no dia 15 de maio no estádio da cidade. Os professores da escola se propuseram a ensaiar essa dança que retrata o café como fator cultural desse município.
(Produções de desenhos livres sobre cultura local)

(Produções de Textos sobre as atividades desenvolvidas )
(Ensaio da dança do café para apresentação no dia da cidade.)

2 comentários:

  1. Quem é o professor em desenhando o colega III?
    N'~ao estou ententendendo....
    cadê vcs? não precisava estar junto?
    alguém me dê uma luzinha...
    abç

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  2. O Professor é o Edson Veguini...que está trabalhando com seu alunos no município de Marilandia...

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